quinta-feira, 23 de setembro de 2010

UFSC : Nu na Semana Ousada provoca prisão inadvertida


Estudante que fazia performance nu em homenagem aos indígenas brasileiros foi detido e solto depois de tudo esclarecido


O nu incompreendido de uma performance artística provocou ontem, no horário do almoço, a detenção de um estudante que participava da 3ª Semana Ousada de Arte UFSC & Udesc pela equipe de Segurança da UFSC.  Betinho Chaves, estudante do Curso de Artes Cênicas da UFSC, apresentava a performance Na Brasa de Pindorama, às 12 horas, no Restaurante Universitário, quando foi detido por três seguranças e levado a 5ª Delegacia de Polícia, na Trindade. A secretária de Cultura e Arte da UFSC, Maria de Lourdes Borges, que coordena a Semana Ousada ao lado de Cláudia Messores, da Coordenadora de Cultura da Udesc, interveio em favor do estudante que foi solto às 16 horas, depois de prestar depoimento e esclarecer os fatos.

Acionada pelos próprios freqüentadores do RU, a Segurança deteve o jovem por ato obsceno. Durante a performance, ele se enrolava e se desenrolava nu da Bandeira do Brasil, representando a nudez dos índios das terras de Pindorama, sem nenhuma conotação pornográfica, conforme explicou. Um grupo de dez estudantes de artes cênicas, liderados pelo coordenador do Curso, Fábio Salvatti, acompanhou o desdobramento do fato na Delegacia até a soltura de Betinho. A secretária Maria de Lourdes Borges, lamentou o ocorrido, principalmente a intervenção inadvertida da segurança. Lembrou que a performance tem a intenção de provocar o público e pode chocar, mas acentuou que “o nu artístico já foi desmitificado há pelo menos 50 anos, sobretudo em uma universidade”.

A programação da 3ª. Semana de Arte prossegue nesta quinta-feira, com a apresentação do pianista Alberto Heller, às 21 horas, no Auditório do Centro de Eventos Garapuvu. Entre os grandes eventos, destaca-se a apresentação do pianista Alberto Andrés Heller, no dia 23, às 21 horas, no Garapuvu. Além de composições próprias, Heller executa música erudita de vanguarda, como Erik Satie, Philip Glass, Michael Numan e Yan Tiersen. O espetáculo recria, em linguagem contemporânea, a atmosfera nostálgica do cinema mudo, com a música do piano dialogando em um mesmo palco com imagens de filme, no caso o belíssimo documentário de Marcelo Massagão, Nós que aqui estamos por vós esperamos, de 1998, que oferece uma visão crítica e poética do século XX, marcado pelas tensões das guerras, industrialização, alienação do homem e banalização da vida e também pelas revoluções. Confira a programação detalhada no site da Semana:http://www.semanaousada.ufsc.udesc.br/




Um comentário: