quinta-feira, 7 de outubro de 2010

sobre circo e democracia

segue abaixo 3 textos de amigos que refletem sobre nossas atuais eleições...
vai ter marmelada!!!


Hoje tem marmelada?
Tem sim sinhô
Chega ao Brasil o incrível Circo Democrático Internacional. Serão 4 anos em cartaz de um dos espetáculos mais assistidos em todo o mundo, com público recorde nos 5 continentes.
Durante essa temporada, teremos atrações ao gosto de um dos públicos mais animados e participativos da terra. Os brasileiros ficarão perplexos, extasiados, em choque, grudados na cadeira, até soltarem um vibrante grito de bis.
Como não poderia faltar em nosso circo, o futebol, paixão inconteste de uma maioria esmagadora de brasileiros, também terá o seu espaço em nosso grandioso espetáculo. Numa partida histórica, com narração de Renato Casagrande, teremos a chance de ver novamente em campo a dupla mais amada do Brasil. Bebeto e Romário estão de volta, é isso mesmo, a fim de emplacar grandes conquistas. E eles prometem. Bebeto diz que vai embalar, a cada gol, todas as crianças pobres desse nosso Brasil. Para isso já conta com um time completo de assessores, além de um Garotinho, que será o símbolo de todas as crianças brasileiras. Já Romário não promete muito, faz. Como um time não se faz só de atacante, na defesa contaremos com Danrlei de Deus, que além das defesas, promete dar uma segurança divina ao evento, no que contará com a ajuda de Padre Zé, Padre João e Pastor Eurico. Túlio Maravilha e Vampeta estão fora do time por contusão.
Ao som de Ângela Portela, Lobão e Gonzaga Patriota, a diversão está garantida. Infelizmente algumas atrações não foram confirmadas, como Netinho e a Mulher Pêra, mas nada disso há de tirar o brilho de tão raro espetáculo.
Temos atrações animais e traremos inovações. Visando o respeito aos direitos dos animais, resolvemos abolir a utilização de animais grandes. Mas nem por isso nossa apresentação perde em qualidade. As estripulias ficam por conta de Ratinho Junior e o Dr. Grilo.
Em cena de combate épico, na luta pelo amor da Professora Dorinha, teremos o enfrentamento entre Petecão, Moka e Garibaldi. Popó e Maguila também brigavam pela cinturinha da moça, mas foram desclassificados nas preliminares.
O riso está garantido pelo palhaço Tiririca. Aclamado pelo público, o mais pedido e amado voltou. Com aquela mesma irreverência com que estamos acostumados, o palhaço promete surpresas imperdíveis.   
Mas a maior surpresa ainda não foi confirmada. Por isso viemos aqui pedir que você, internauta e cidadão brasileiro, nos ajude a escolher a nossa principal atração. Para fechar esse time de estrelas, ainda nos falta optar entre dois gigantes da arte circense, dois artistas completos: o Vampiro Paulista e a Mulher Barbada Gaúcha.
Faça a sua parte, escolha o seu favorito para comandar nossa quadrilha do riso.
Agora é com você!!!!!!!!!
Circo Democrático Internacional
Yarssan
----
Anedota democrática
 
Estamos comemoramos (ou deveríamos estar ...) 21 anos de "democracia" no Brasil. Após décadas de repressão violenta (física e psicológica) onde contabilizou-se milhares de desaparecimentos forçados, prisões arbitrarias e assassinatos pela mão do Estado, em 85 o comitê-administrativo militar cedeu "gentilmente" às aspirações democráticas: abriu-se as portas para que o processo de "abertura" - transição estado-militar para o estado-de-direito - possa passar.
 
Em 1989, nossa primeira eleição presedencial direta desde 1960, era possível vislumbrar diferentes projetos de Estado-Nação para este país de dimensões continentais: os candidatos que concorreram no segundo turno, Collor e Lula, representavam estes projetos em disputa por um novo Brasil.
 
Naquele mesmo ano, somente algunas semanas antes, o muro de Berlim foi pulado (e logo veio abaixo). Pouco depois o almofadinha do Collor ganhou... e no decorrer dos próximos anos me parece que os projetos políticos, antes separados por um muro, vão cada vez se aproximando mais, indiferenciando-se.
 
A própria disputa democrática-eleitoral tornou-se um jogo de regras prontas, chamada carinhosamente por ALIANÇAS: não mais importa as diferenças ideológicas, as diferenças de projetos (se é que eles existem ainda); o calculo das alianças somente se faz pelo balanço de forças, relacionado ao nível específico que se deseja ganhar (seja municipal, estadual ou federal), e pela notoriedade pessoal de cada candidato... tudo em busca da GOVERNABILIDADE e da distribuição de cargos e ministérios.
 
Ao meu ver, são estes cálculos que possibilitam a junção collor-dilma-lula em Alagoas; as alianças do PMDB com o PT ou o PSDB, de acordo com o nível e localidade específica; a substituição da candidatura do doce Roriz, impugnado pela lei da ficha limpa, pela porta que é a sua mulher, Weslian Roriz; assim como as candidaturas mais irreverentes como nossa dupla de craques futebolísticos Romário e Bebeto, a 'gostosa" da mulher-pera e o nosso querido palhaço Tiririca (que a propósito foi o deputado federal que rebeceu mais votos: 1.353.820, ou seja, 6,35% do maior colégio eleitoral (SP).
 
Por último, mas não menos vergonhoso, é a possiilidade da Marina (uma candidata que possuiu como mote a "defesa do meio ambiente" e que, paradoxalmente, indicou um empresário-sócio da Natura como vice-presidente) apoiar, no segundo turno, o fascista do Serra.
 
Podem chamar isso de circo! Façam piada! Só quero ver quem é que vai rir por último.
 
Entretanto, acredito que deveríamos mesmo é chorar pois sem linhas políticas divisórias, sem projetos políticos diferenciados, chegamos fukuyanamente ao "fim" da história, das ideologias, ao último homem!
 
E que anedota este homem último que nos sobra..!
 
Douglas
-----
Nero quer marmelada

Se o circo já está armado, então que se votem nos palhaços e não nos domadores. Os mesmos que comumente são os donos do circo, e que a séculos enjaulam os animais, exploram os anões, a mulher barbada, os malabaristas e mais que todos: os palhaços , que levam por trás  de seus sorrisos de holofotes, a tristeza da miséria, da exploração, do descaso e da covardia.

Como os palhaços, as pessoas estão cansadas dos domadores e de sua incansável dominação. O povo quer é dar risadas, o povo quer comer pêras, o povo quer futebol ( e dos bons, como de 94), mas o povo não é bobo nem criança pra escutar balão mágico de novo e nem gosta de KLB. O povo quer pagode.

Mas quem são os verdadeiros palhaços? Se dentre coligações escandalosas eles, os do poder, conchavam corrupções e as escarram nas nossas caras? Se ainda existem os que não querem a felicidade do circo, os que querem a fúria dos domadores que apresentam luises henriques no senado, colombos, alckmins e rorises para governadores.

Não quero ver os leões soltos. Quero ver algum palhaço botar fogo no circo!!!!

Debora

8 comentários:

  1. doug ....vo ti dah um tempinho pra tu reler o q tu escreveu....!!!!
    pensa melhor ....
    se n vai ser divertido julgar os anedotas...do destino.fukoyanu.!!
    ateh pq o ultimo homem anedota que sobra aki eh tu.......



    eiiiiii ..."robada nao tem diz tino".... ou melhor... o tempo nao parah...

    ResponderExcluir
  2. para muitos a "democracia estava um circo" na Alemanha e na Italia no inicio dos anos 20...

    ResponderExcluir
  3. fica a vontade...
    escrevo o que penso e num tenho problemas com isso...
    talvez seja vc que deva reler pensando um pouquinho melhor, tentando ouvir e entender antes de julgar.
    enfim, boa leitura!

    ResponderExcluir
  4. domadores de circo nunca entendem uma boa piada!
    (palhaço)

    ResponderExcluir
  5. exato maninho...geralmente a gente nao tem problemas com o q excrevemos ..ateh pq quando se excreve aparentemente os problemas podem ser colocados a nossa propria reflexao, ou empurrados a nosotros...para que limpEMOS a sujeira...
    mas como eu ja extou acostumado em viver no lixo...quando sobrar um tempo "pois esse mesmo nao para" voltarei nessa questao...ateh pq se o ultimo homem for um anedota, soh VIVERAS com ALIANçaSSSSSSSSSSSSSSSSSS...............

    ResponderExcluir
  6. pois bem, como vc disse certeiramente, qd escrevemos os problemas aparecem muito pouco, por isso é sempre bom um olhar de fora! por isso mesmo postei os textos.
    talvez por causa disso será preciso dizer claramente aqui:
    qd falo do ultimo homem do fukuyama estou tentanto (talvez isso que num tenha conseguido) fazer uma anedota critica. uma provocação contra essa forma de pensar nosso mundo contemporaneo como se a historia tivesse acabado! não, nao acredito que a historia acabou... como vc disse, ela segue (e ainda bem que segue)!
    o propósito dos ultimos paragrafos foi fazer uma provocação... quase um apelo (se assim entenderes) para que polarizemos mais o debate politico através de projetos, que ao meu ver, nessas eleições, estão cada vez mais indiferenciados.

    ResponderExcluir
  7. ps2: de forma alguma estou falando que a dilma ou o serra são identico... possuem diferenças tão essenciais que me deixa triste pensar que a marina possa apoiar o serra no segundo turno (conforme escrevi no texto publicado).
    entretanto, podem concordar ou não, visualizo proximidades entre os dois discursos eleitorais e as praticas de governo...
    o pt pode ser "menos pior"... mas continuaremos com esse criterio?

    bem, por fim, que bom que o textos provocaram reações... a anedota maior seria ninguem ter reação!

    ResponderExcluir
  8. Ah bom... Eu já tava preocupada sobre o Fukuyama tb... Acho que o João fez bem te chamar a atenção, mesmo pq conhecendo teu trabalho, a gente sabe que seria absurdo tu defenderes o fim da história e das epistemologias, além do últimom homem e esse bla bla bla neoconservador. Fez bem reler e fazer uma autocrítica, verdad? Pelo menos deixou claro pra que tu invocou esse japa lazarento... Uma piada.. Só podia! =D

    ResponderExcluir