quinta-feira, 7 de outubro de 2010

 


Liberte Os urubus e os Pixadores de BH.

 

 

Urubu e pixador, o que tem haver esses dois seres? Ambos são demonizados pela sociedade, sobrevivem com as migalhas e restos, enxergam à cidade do alto e nasceram para ser livres, não para viver em gaiolas como na 29º Bienal de SP e no caso de Belo Horizonte (MG) onde os pixadores (Os Piores de Belô) estão presos por tempo indeterminado por pixação e formação de quadrilha.

A obra de Nuno Ramos com urubus presos (Bandeira Branca) na Bienal alem de ser um prato cheio para fazer uma genealogia entre pixadores e Urubus também serviu de campo pictórico para questionar os limites da liberdade de expressão e liberdade da vida.

Até que ponto uma pessoa tem o direito de aprisionar uma vida, seja ela qual for, animal ou humana, pior ainda se tratando do Brasil, pais onde à desigualdade social e impunidade para aqueles que tem poder aquisitivo impera.

Uma família não pode criar um papagaio em casa, mas um “artista” consegue uma autorização do IBAMA para submeter urubus a sua grande “obra de arte”.

Uma pixação é considerada crime ambiental, mas urubus presos em um galpão confinado é arte.

Então eu pergunto o que é mais crime ambiental? Pixar uma parede de concreto ou prender animais silvestres dentro de um prédio onde não entra luz solar nem ar puro?

Eu também gostaria de deixar claro que invadir a obra com urubus presos na Bienal foi uma ação individual minha, eu quis mostrar que mesmo sendo um dos representantes da (Pixação SP) na Bienal eu jamais deixaria de questioná-los se achasse alguma coisa errada como no caso dos Urubus, até mesmo porque a própria curadoria declarou que a Bienal desse ano está aberta a liberdade de expressão.

Mesmo com a contradição da Bienal que depois do ocorrido declarou em nota "repudiar os episódios de vandalismo e violência" eu não me arrependo de ter pixado aquela porcaria de obra que custou por volta de 500,000,00R$ (com boa parte de dinheiro dos cofres públicos).

Isso também serviu para nós pixadores vermos até que ponto esses caras (Bienal) estão prezando pela pixação e liberdade de expressão, pois antes do ocorrido eles se referiam a nós (pixadores) como artistas brilhantes.






Viva a Liberdade da vida.
Viva a Liberdade de expressão.
Viva a Pixação.

http://www.flickr.com/photos/criptadjan/5052424378/

 na tv..
http://www.youtube.com/watch?v=4OvIGcSc3Ig 

Nenhum comentário:

Postar um comentário