segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

o que mais chama atenção no SKA-P são as opiniões políticas. No início de 2009, a banda fez apresentações na Venezuela e não poupou elogios a Hugo Chávez. Em um artigo intitulado Uh, ah, Chávez no se va, o grupo pedia que os coletivos anarquistas da Espanha e da Europa voltassem seus olhos para a revolução bolivariana que está ocorrendo atualmente na Venezuela.
Aliás, a música El Libertador da banda se tornou uma espécie de hino dos bolivarianos venezuelanos. O refrão Adelante, comandante, ponte al frente com honestidad é um dos hits mais tocados nas rádios do país latino-americano.
Paradoxalmente, o grupo, que não faz nenhuma menção às tendências cada vez mais ditatoriais do governo chavista, segue criticando com toda força a política espanhola. Sua música España va bien, por exemplo, diz o seguinte:
El congreso es una mierda,
el senado una mentira
no representais a nadie
y es que en esta democracia,
siempre gobiernan los mismos
solo cambia el maquillaje
Apesar de ser um grupo inegavelmente interessante, o SKA-P parece ser completamente míope quando fala de democracia na Espanha e na Venezuela. Não que a democracia espanhola seja um primor, longe disso, mas entre ela e a tal da revolução bolivariana de Chávez é difícil acreditar que uma é infinitamente melhor que a outra.
Esse é o risco de politizar as músicas. Muita vez é fácil dar uma tremenda escorregada e acabar defendendo um político que cada vez mais se aproxima de um caudilho. Mesmo assim, prefiro a coragem dos membros do SKA-P ao som açucarado de boa parte do pop latino. Na verdade, como dizia o poeta, a dissonância me atrai, a consonância me distrai e muito açúcar me enjoa.
Concordar com todas as idéias dos membros do SKA-P não seria ouvir música. Quem quer fazer isto está, na verdade, procurando uma nova espécie de religião. Eu, de minha parte, espero que Nosso Senhor me livre das religiões e me mantenha ateu graças a Deus! Portanto, para quem ainda não ouviu, o som do pessoal do SKA-P é interessante e merece atenção. Basta continuar pensando com a própria cabeça que tudo acaba bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário