quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ex-táticas

Tosca estatística… calcula errado as 6 bilhões de pessoas no mundo e ainda as une como se existissem todos juntos, como se todos realmente coexistissem e se somassem. Existe muito mais gente do que eles são capazes de admitir…

Desse imenso turbilhão de pessoas, pelo menos 2 (ou 3) bilhões estão completamente calados pela fome… muitos desses realmente não "existem", vivem apenas entre a pressa da fome e a demora da colheita tóxica.

E por não enxergar nada nem ninguém, esse censo transforma nossas vidas em números e estatísticas, ignora tanta diversidade desperdiçada, tamanha distribuição de absurdos.

Talvez não seja mesmo tão absurdo acreditar que o desenvolvimento econômico vá acalmar o boom populacional...

Sem dúvida estamos nos equilibrando na desordem…. afinal, pra que precisamos de planejamento familiar enquanto a alta natalidade for combatida de perto pela desnutrição?

Pra que usar contraceptivo se já nos oferecem lixo tóxico no café da manhã?

E além do mais, a tecnologia do agronegócio pretende continuar "matando" anualmente mais de 50 milhões de camponeses, cortando suas raízes e sufocando sua cultura dentro das babilônias.

Mas não se preocupem com eles… estão fazendo sua parte no desequilíbrio das aglomerações… precisamos sempre de mais gente pra consumir e jogar fora.

Vê-se bem para que servem tantos cálculos frios.

Já podemos entrar em pânico… o mundo não vai explodir tão cedo.

2 comentários:

  1. mas afinal, pra que precisamos pensar nesta realidades negativas? pra que "entrar em pânico" se temos, através da calculabilidade técnica tornada ideologia, um modo simples e prático de ver o mundo?
    recorta, separa, registra, carimba e sela...
    em 3 minutos já esta pronto pra "voar"!

    ResponderExcluir
  2. "O sistema divorcia a emoção do
    pensamento como divorcia o sexo do
    amor, a vida íntima da vida pública, o
    passado do presente".

    Eduardo Galeano

    ResponderExcluir