quarta-feira, 29 de junho de 2011

RESISTIR é PRECISO: UFSCAR sob ameaça institucional


A Reitoria da UFSCar vem, por meio desta, prestar alguns esclarecimentos à comunidade universitária e, especialmente, compartilhar sua preocupação com os rumos tomados pelo movimento de ocupação do Restaurante Universitário por um grupo de estudantes.
Como deve ser de conhecimento da comunidade, a ocupação iniciou-se no dia 7 de junho, motivada, a princípio, por problema no abastecimento de água da moradia estudantil que foi rapidamente sanado. No entanto, posteriormente, a ocupação foi justificada por uma série de outras reivindicações, as mais diversas possíveis, que vão desde mudanças relacionadas ao próprio RU até a solicitação de contratação imediata de novos docentes e servidores técnico-administrativos.
Desde o primeiro dia da ocupação, membros da Administração Superior da Universidade vêm se reunindo com os estudantes, ouvindo suas reivindicações, alertando sobre os riscos envolvidos na operação do Restaurante Universitário por pessoal não especializado e, também, evidenciando os prejuízos decorrentes da ocupação para a Universidade e para os próprios estudantes, especialmente aqueles contemplados com bolsas-alimentação.
No dia 10 de junho, as reivindicações do grupo de estudantes que ocupa o Restaurante Universitário foram formalizadas em carta encaminhada à Reitoria que, na mesma data, reuniu-se com os alunos para discussão de todas as reivindicações apresentadas, esclarecendo as providências já tomadas e os encaminhamentos em andamento. Outra reunião foi realizada no dia 13 de junho, e a síntese dos esclarecimentos prestados nesses dois encontros foi encaminhada à comunidade universitária em Comunicado do dia 15 de junho.
No entanto, apesar dessas ações, os estudantes continuaram a ocupação e, em prática estranha aos procedimentos de negociação consolidados nesta Instituição, passaram a defender uma flexibilidade da pauta; ou seja, a cada nova reunião apresentavam novas reivindicações. Frente a essa situação e objetivando a resolução do impasse, no mesmo Comunicado de 15/6 a Reitoria reiterou o fato de já ter dado resposta à pauta inicialmente apresentada e informou estar à disposição para a continuidade do debate sobre a Universidade, desde que o Restaurante Universitário fosse desocupado, o que não ocorreu.
Na última quarta-feira, dia 22 de junho, o grupo de estudantes responsável pela ocupação organizou manifestação contra a repressão (provocada pela alegada agressão policial a dois estudantes no dia 8 de junho, em relação à qual a Reitoria também tomou as providências cabíveis, como informado em Comunicado enviado à comunidade no dia 14/6).
Apesar de o mote inicial ser o protesto contra a violência policial, os chamamentos para essa manifestação também passaram a incluir outros itens. A manifestação se dirigiu à Reitoria e desde os seus primeiros instantes foi caracterizada por tratamento bastante desrespeitoso aos dirigentes da Instituição.
O Reitor Targino de Araújo Filho recebeu os estudantes, acompanhado de outros membros da Administração Superior, e reiterou a disponibilidade para a continuidade do diálogo condicionada à desocupação do RU, frente às providências aqui relatadas. No entanto, os estudantes mais uma vez se recusaram a efetuar a desocupação, e alguns continuaram a se dirigir aos membros da Administração de forma inapropriada, pouco condizente com o mote da própria manifestação.
Tal comportamento é especialmente incoerente no seio de um movimento que alega defender a liberdade e os procedimentos democráticos, mas que se recusa a ouvir, faz repetidamente alegações infundadas, não respeita tais procedimentos e ignora os processos democráticos e de decisão coletiva que caracterizam a UFSCar e, historicamente, a diferenciaram entre outras instituições de Ensino Superior.
Assim, compartilhadas aqui essas informações e preocupações, comunicamos ainda que os estudantes responsáveis pela ocupação serão responsabilizados por quaisquer danos causados no Restaurante Universitário durante esse período. Reiteramos também nossa permanente disposição ao diálogo e informamos que iremos sugerir um cronograma para debate dos diversos pontos levantados pelos estudantes, assim que o RU estiver desocupado. E, finalmente, informamos que nesta segunda-feira (27/6) entregamos aos estudantes responsáveis pela ocupação carta pormenorizando os esclarecimentos prestados nas reuniões realizadas, conforme compromisso assumido no último dia 22.
Informativo da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos.
Telefones (16) 3351-8119. Escreva para contato@comunicacao.ufscar.br.
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) – Copyright© 2011 UFSCar – CCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário