décimo DIA DE OCUPAÇÃO DO DIRETORIO CENTRAL DOS ESTUDANTES -07/09/2011-, OS DESOCUP@DOS INFORMAM
DEVIDO A GREVE INICIADA PELOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO DIA 6 DE JUNHO, VÁRIOS ESPAÇOS UTILIZADOS PELOS ESTUDANTES FECHARAM SUAS PORTAS. ENTRE ELES O RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO, BIBLIOTECA UNIVERSITARIA, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, E INÚMEROS OUTROS. TENDO EM VISTA A IMPOSSIBILIDADE DOS ESTUDANTES DE CONTINUAREM CONTRIBUINDO COM O AVANÇO DA CIÊNCIA (DE NOSSA PARTE AQUI PROLETÁRIA), NO ÂMBITO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, FOI CONVOCADA UMA ASSEMBLÉIA GERAL DOS ESTUDANTES DO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS (CFH) ORGANIZADA PELO CENTRO ACADÊMICO LIVRE DA GEOGRAFIA (CALIGEO). COM MOBILIZAÇÃO DA ASSEMBLÉIA JUNTO A DIREÇÃO DO CFH, PROMOVEU-SE UM DIA DE PARALIZAÇÃO DAS AULAS NA TENTATIVA DE ORGANIZAR UMA MOBILIZAÇÃO POR TODA UFSC A FIM DE DEBATER AS REIVINDICAÇÕES QUE TRATAVAM DAS PROBLEMÁTICAS ESTUDANTIS: MORADIA ESTUDANTIL, FALTA DE PROFESSORES EM DIVERSOS CURSOS, “REUNI”, PRIVATIZAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS, CORTES ORÇAMENTÁRIOS DA EDUCAÇÃO, ELEIÇÕES PARA REITOR, DCE, ETC... - NOS ENTREMEIOS DESSE PROCESSO, A RESISTÊNCIA ESTUDANTIL MINORITÁRIA FOI MARGINALIZADA PELOS GRITOS DOS DIRIGENTES DA REAÇÃO DA MAIORIA, UMA VEZ QUE VIEMOS AQUI EXCLEROZAR OS FATOS:
“DEIXAMOS CLARO QUE EM NENHUM MOMENTO AS DECISÕES FORAM CONSENSUAIS, E CERTAMENTE COLETIVAS. O QUE OCORREU JUSTAMENTE FOI O CONTRÁRIO. PEQUENAS ORGANIZAÇÕES ESTUDANTIS HEGEMONIZARAM O ESPAÇO DE AÇÃO DOS ESTUDANTES IMPEDINDO QUE FOSSE CONSTRUÍDO AUTONOMAMENTE A RESISTÊNCIA ANTICAPITALISTA DENTRO DA UNIVERSIDADE. OS JARGÕES SE REPETIRAM EM FRASES DE QUE OS ESTUDANTES VOLTARIAM PARA SUAS CASAS PARA FAZEREM A GREVE DE PIJAMAS, E APROVEITAREM AS SUAS FÉRIAS. LOGO, RETORNARIAM PARA O SEGUNDO SEMESTRE LETIVO, INICIADO NO MÊS DE AGOSTO, PARA CONTINUAR A DEBATER, E DEBATER, E DEBATER, E DEBATER, E DEBATER, DEBATER, E DEBATER A CUJUNTURA ATÉ ENJOAR”.
VOMITAMOS!!!!!!!
ASSIM, ANTES DO INÍCIO DAS AULAS, A REITORIA DEIXOU EM “ABERTO” O POSICIONAMENTO DE CADA CENTRO DECIDIR A FAVOR OU NÃO DO INÍCIO LETIVO DAS AULAS. NESSE MOMENTO SÓ O CENTRO DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS (CFH) PROCUROU AVALIAR A SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRAVA A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA, PRORROGANDO O INÍCIO DAS AULAS. MAS NÃO DUROU MUITO. NA SEGUNDA SEMANA FOI RECOMEÇADO O SEMESTRE COMO SE TUDO ESTIVESSE NORMAL, ATROPELANDO NÃO SÓ A GREVE DOS SERVIDORES, MAS TAMBEM A SITUAÇÃO DA MINORIA ESTUDANTIL - ESTA QUE DEPENDE EXTREMAMENTE DA ESTRUTURA UNIVERSITÁRIA. (JÁ QUE A MAIORIA UNIVERSITÁRIA SE ENCONTRA EM POSIÇÕES PRIVILEGIADAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA).
“UMA... VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA!”
E PARA NÃO ALONGARMOS MUITO OS ACONTECIMENTOS, E VOCÊS ENTENDEREM POR QUÊ ESTAMOS AQUI...
DEPOIS DO ESTABELECIMENTO DE NORMALIDADE DECLARADA PELOS CENTROS, O DCE MONTOU UMA VIGÍLIA NA REITORIA PARA SEGUIR O REITOR E APRENDER COMÉ QUE FAZ PARA FAZER CARREIRA DE BUROCRATA. MAS DEPOIS DE UMA SEMANA SENTINDO O CHEIRO PODRE QUE REINAVA POR ALI, VENCERAM NA ASSEMBLÉIA DO DIA 25/08 OS ESTUDANTES QUE VOTARAM EM FAV0R DA 0CUPAÇÃO DA REITORIA. O PRIMEIRO PASSO TINHA SIDO DADO. MAS TAMBEM NÃO DUROU MUITO. NÃO IREMOS REPETIR MUITA COISA QUE JÁ FOI FALADA. MAS LÁ DENTRO DA OCUPAÇÃO OS GRUPOS POLÍTICOS CONTINUARAM TENTANDO HEGEMONIZAR O ESPAÇO. ERA COMISSÃO PRA TODO LADO. MAS NADA ACONTECIA ALÉM DE EMBARAÇO. BASTOU O OPORTUNISMO DE ALGUNS DIRIGENTES REÁCIONARIOS PARA VENDEREM A OCUPAÇÃO A PREÇO DE BANANA (DIGA-SE O AUMENTO DE 61 REAIS NA BOLSA PERMANÊNCIA + R$30,00 EM MARÇO DE 2012) NA REUNIAO EXTRAORDINÁRIA CONVOCADA PELO DCE PARA RES0LVER OS NEGÓCIOS DA BOLSA BEM NO DOMINGO 28/08 - DIA EM QUE NÃO HÁ PREGÃO! E QUE O MOVIMENTO ESTUDANTIL SE ENCONTRAVA DESGASTADO. ALÉM DISSO, FOMOS ENGANADOS PELAS ESPECULAÇOES EM ALTA QUE OCORRERAM NO INTERIOR DA OCUPAÇÃO PELAS ORGANIZAÇÕES APARELHADAS INSTITUCIONALMENTE GERANDO PÂNICO E MEDO NOS ESTUDANTES MAL INFORMADOS SOBRE A REALIDADE CONCRETA DA OCUPAÇÃO, BEM COMO: A GREVE DOS SERVIDORES ACABARIA NA TERÇA FEIRA 30/08 (VOLTANDO TUDO AO NORMAL) – ESCLARECENDO: OS SERVIDORES CONTINUAM EM GREVE, SENDO QUE NA ÚLTIMA ASSEMBLEIA REALIZADA NO DIA 01/09 COMEÇARAM ATÉ DISCUTIR A ELEIÇÃO PARA REITOR... PORQUE SERÁ NÉ???; QUE SERIAMOS CRIMINALIZADOS POR IMPEDIR O DIREITO DE IR E VIR DAS PESSOAS NO ESPAÇO DA REITORIA, PASSANDO POR CIMA DA “DEMOCRACIA” – DE FACHADA – NA UNIVERSIDADE (COMO BEM SABEMOS AS REUNIÕES E ACORDOS SOBRE O QUE SE DECIDE NA UFSC ACONTECEM A PORTAS FECHADAS NO CONSELHO UNIVERSITÁRIO, COM 6 MISERAVEIS VOTOS ESTUDANTIS, NO UNIVERSO DE 25.000 ESTUDANTES INSERIDOS NA UNIVERSIDADE); QUE FOI VITORIOSA A ESMOLA REFORMISTA OFERECIDA PELO REITOR PARA AMPLIAR OS VALORES DA BOLSA DE PERMANENCIA PARA 420 REAIS, ENQUANTO AS FUNDAÇÕES LUCRAM $$$$$ÕES QUE NEM IMAGINAMOS NA UFSC, PILHANDO O DINHEIRO PÚBLICO COM PROJETOS PRIVADOS.
POR ISSO TUDO E MAIS UM POUCO DE “REVOLTA”, ESTAMOS OCUPADOS NO CENTRO DE CONVIVENCIA NA UFSC ATÉ QUE “MUDE O A MÃE Ô:
A OCUPAÇÃO É APARTIDARIA, SEM APARELHAMENTO, POREM NÃO É ANTI-PARTIDARIA..
NÃO PARTICIPAMOS DE PROCESSO ELEITORAL EM QUALQUER AMBITO INSTITUCIONAL, E NEM APOIAMOS NENHUMA CHAPA.
UMA DE NOSSAS PROPOSTAS É REUTILIZAR O ESPAÇO QUE ESTAVA SUBUTILIZADO PELOS ESTUDANTES, REVITALIZANDO O “CENTRO DE CONVIVENCIA” DEIXADO AS TRAÇAS PELA REITORIA E PELO DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES (DCE).
A INTENÇÃO É FAZER UM MOVIMENTO ESTUDANTIL PERMANENTE, AUTONOMO, ARTÍSTICO, E AUTOGESTIONADO.
- PERMANENTE PORQUE A OCUPAÇÃO ESTÁ SEMPRE ABERTA.
- AUTONOMO: PORQUE TEMOS NOSSAS PRÓPRIAS PAUTAS ESPECÍFICAS, DESVINCULADAS DE QUALQUER INSTITUCIONALIDADE, ENTIDADES ESTUDANTIS, CEB E ASSEMBLÉIAS ESTUDANTIS (NOS REPRESENTAMOS E NOS LEGITIMAMOS POR NÓS MESMOS).
ATIVIDADES ATUAIS – UTILIZAÇÃO DO AUDITÓRIO “OVELHA” PARA REALIZAÇÃO DE PEÇAS TEATRAIS, CINEMA, OFICINAS NO PALCO ABERTO (ONDE QUALQUER PESSOA POSSA REALIZAR EVENTOS CULTURAIS ATRAVÉS DE COLABORAÇÃO ESPONTANEA); BIBLIOTECA, VIDEOTECA, GRUPO DE ESTUDOS, REVITALIZAÇÃO DA PINTURA NA ESTRUTURA INTERNA DO PRÉDIO; ABERTURA DO “OVELHA” PARA APRESENTAÇÃO DE PALESTRAS, TRABRALHOS ACADÊMICOS, SEMINARIOS ESTUDANTIS, CURSOS DE FORMAÇÃO, INSTALAÇÕES ARTÍSTICAS, ETC.
- AUTOGESTIONADO: NÃO TEMOS LIDERANÇAS, DIRIGENTES, E NEM NOS ORGANIZAMOS POR COMISSÕES (TODO MUNDO FAZ TUDO), TODAS AS DECISÕES SÃO COLETIVAS E EFETIVADAS POR CONSENSO. QUANDO NÃO SE OBTÉM CONSENSO A PAUTA NÃO PERTENCE A OCUPAÇÃO.
DEFENDEMOS O ESPAÇO ENQUANTO MORADIA ESTUDANTIL, DEVIDO AO BAIXO NÚMERO DE VAGAS DISPONÍVEIS NA ATUAL MORADIA, E TAMBÉM PELA PRECARIEDADE DAS CONDIÇOES DE PERMANENCIA OFERECIDAS PELA UNIVERSIDADE, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A CRESCENTE ESPECULAÇÃO IMOBILIARIA NOS ENTORNOS DA UFSC, E O ALTO CUSTO DE VIDA NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS
TODA RENDA DA OCUPAÇÃO É PROVENIENTE DE COLABORAÇÕES ESPONTANEAS DE SIMPATIZANTES, E DE PESSOAS QUE PARTICIPAM DOS EVENTOS E MOVIMENTOS ARTÍSTICOS ORGANIZADOS POR NÓS, BEM COMO DOS MILITANTES ATIVOS. TODAS AS DOAÇÕES SÃO BEM VINDAS (COMIDA, MATERIAIS ARTÍSTICOS EM GERAL, PRODUTOS DE LIMPEZA, LIVROS, OBRAS DE ARTE, ETC..).
A GESTAO ATUAL DO DCE NÃO ESTÁ INPOSSIBILITADA DE UTILIZAR ESTE ESPAÇO. MUITO PELO CONTRARIO, É MAIS DO QUE OBRIGAÇÃO.
POR UM CENTRO DE CONVIVENCIA AUTOGESTIONADO POR TODOS OS ESTUDANTES QUE PARTICIPAM NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
LEMBRAMOS QUE NÃO É NEM SÓ OCUPAR, RESISTIR E TRANSFORMAR.
TAMBÉM LEGITIMAMOS O DIREITO A PREGUIÇA E O ÓCIO CRIATIVO.
TODOS QUE QUISEREM CONSTRUIR UM MOVIMENTO HORIZONTAL SÃO BEM VINDOS.
NÃO VAMOOO ARREDÁ O PÉ DAQUI!
Nenhum comentário:
Postar um comentário